Os pugilistas brasileiros Wanderson “Shuga” Oliveira e Wanderley “Holyfield” venceram suas lutas nesta terça-feira (9) e avançaram rumo às quartas de final do Mundial de Boxe, que está sendo disputado em Tashkent, no Uzbequistão.
Com a vitória, a dupla se junta a Keno Marley, que também garantiu, na segunda-feira (8), uma vaga na próxima etapa da competição pela categoria até 92 quilos. Os três voltam a competir a partir das 7h45 (horário de Brasília) desta quarta (10). Em caso de vitória, os pugilistas garantem a medalha de bronze do Mundial de Boxe.
Pela categoria até 71 quilos, o carioca Wanderson Oiveira travou um embate duríssimo contra o bielorrusso Aliaksandr Radzionau. No final, o brasileiro levou a melhor na decisão do júri técnico por 4 a 3. Nesta quarta (10) Suga medirá forças com o georgiano Ekserkhan Madiev.
Veja mais:
Atletas amazonenses ganham 11 medalhas no Brasileiro de Jiu-Jítsu em SP
Rumo a Paris: Amazonense conquista medalha de ouro em Torneio Internacional
É QUAAAAARTAS DE FINAL! 🥊🇧🇷
Wanderson Oliveira está nas quartas do Mundial de Boxe, em Tashkent 🇺🇿
Vitória sobre Aliaksandr Radzionau 🇧🇾 por decisão dividida: 4 x 3.
Falta só uma para garantir a medalha! 💪🏾 pic.twitter.com/xXvssFouVz
— Time Brasil (@timebrasil) May 9, 2023
Já o baiano Wanderley Pereira derrotou o cazaque Nurkanat Raiys por decisão unânime na categoria até 75 quilos. Nas quartas, ele enfrentará o australiano Callum Peters.
Quem também lutará nesta quarta (10) será o baiano Keno Marley, de 21 anos, prata no Mundial de 2021 quando disputava na categoria dos 86 kg. O peso-pesado brasileiro avançou na terça (8) após superar por decisão unânime o sírio Alaa Ghoussoun nas oitavas dos 92 kg. O adversário nas quartas será o russo Muslim Gadzhimagomedov.
É QUAAAAAAAARTAS DE FINAL! 🥊🇧🇷
Wanderley Pereira (75kg) avança de fase no Mundial de Boxe, em Tashkent 🇺🇿
Grande vitória sobre Nurkanat Raiys 🇰🇿 por decisão unânime.
O sonho da medalha está bem próximo! 🤩 pic.twitter.com/wZ35ah5HLL
— Time Brasil (@timebrasil) May 9, 2023
A pontuação no Mundial, tradicionalmente, era decisiva na corrida por uma vaga olímpica. No entanto, a Associação Internacional de Boxe (IBA), organizadora da competição, está suspensa pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), o que a impede de definir os critérios de classificação para os Jogos de Paris 2024.
De acordo com a CBboxe, a classificação para Paris 2024 ocorrerá este ano nos Jogos Pan-Americanos de Santiago (Chile), de 20 de outubro a 5 de novembro.