O Manaus Futebol Clube já está em solo paranaense, onde no domingo, 7, enfrenta o Operário-PR, no estádio Germano Kruger, no município de Ponta Grossa (distante a 115 quilômetros de Curitiba), pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro Série C de 2023. A primeira parada foi na capital do estado, onde o time esmeraldino descansa nesta sexta-feira, 5, para no sábado treinar pela parte da manhã.
No domingo, a bola rola às 15h30 (horário de Manaus) e a transmissão fica por conta do canal Nosso Futebol (pacote disponível nas operadoras Sky, Claro Net e Direct Go). Enquanto o time amazonense vem de vitória por 2 a 1 sobre o Náutico-PE, dentro de casa, na primeira rodada, o Operário-PR estreou nesta quinta-feira (4) com derrota pelo mesmo placar para o Botafogo-PB, fora de casa.
Leia mais:
Gabigol supera Luizão e é o maior artilheiro brasileiro da Libertadores
Celebração
O destaque do dia fica por conta dos 10 anos de fundação do Manaus. Em 5 de maio de 2013, o Gavião do Norte iniciava a sua história, que mudaria o rumo do futebol amazonense e transformaria a equipe esmeraldina em símbolo de renovação. Até aqui, são seis títulos do Campeonato Amazonense, sendo um da Série B logo em seu primeiro ano de fundação e cinco na elite do Estadual.
Em âmbito nacional, já são seis participações em Campeonatos Brasileiro, primeiramente na Série D nos anos de 2018 e 2019, quando o Gavião do Norte foi vice-campeão brasileiro e conquistou o histórico acesso à Série C em uma campanha que levou o povo amazonense a lotar a Arena da Amazônia em diversos jogos. Já na Série C, o Manaus está em sua quarta participação representando o futebol do estado, chegando perto de subir à Série B em 2021.
Na Copa do Brasil, o Manaus já acumula seis participações. Na temporada de 2020, o Gavião do Norte eliminou o Coritiba-PR, até então equipe de Série A, na Arena da Amazônia pela primeira fase do torneio e chegou à segunda fase. Em 2022, teve a oportunidade de enfrentar o São Paulo no Morumbi em um grande jogo. E se as conquistas até aqui já chama atenção, o clube almeja mais e trabalha para trazer mais alegrias ao torcedor amazonense.
Fora de campo, o Manaus apresentou recentemente a primeira etapa de seu Centro de Treinamento, em Iranduba (município distante a 20 quilômetros da capital). No Ninho do Gavião, o clube esmeraldino espera construir mais campos, academia, refeitório, salas para departamentos médicos e administrativos e demais estruturas condizentes com os planos do clube amazonense.