O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Londres para a cerimônia de coroação do rei Charles III, a ser realizada amanhã, 6. Na manhã de hoje, Lula se reuniu com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak. No encontro, o premiê anunciou a doação de cerca de R$ 500 milhões para o Fundo Amazônia.
A reunião entre Lula e Sunak durou cerca de 40 minutos. A informação da doação ainda não foi oficialmente divulgada pelo Reino Unido.
Leia mais:
Cerimônia de coroação do Rei Charles III acontece no sábado
Banco Mundial diz que crise climática pode levar 3 milhões de brasileiros à pobreza
O Fundo Amazônia foi criado há 15 anos com o objetivo de captar recursos para o financiamento de ações de redução de emissões provenientes da degradação florestal e do desmatamento. O fundo ficou quatro anos parado, durante o governo Jair Bolsonaro, e foi reativado no começo de 2023 com doações de países como Alemanha e Noruega. Em abril, os Estados Unidos anunciaram doação de US$ 500 milhões ao fundo.
A agenda de Lula nesta sexta-feira ainda prevê a presença do presidente brasileiro em uma recepção oferecida pela família real britânica, no Palácio de Buckingham, às delegações estrangeiras que chegaram a Londres para o evento. A coroação de Charles e de sua esposa Camilla como rainha consorte ocorrerá na manhã de sábado, a partir das 10h, na Abadia de Westminster.
Após a cerimônia, Lula participará de uma confraternização reservada, a convite do rei, juntamente com outros chefes de Estado.