Na manhã de hoje, 2, ambientalistas, biólogos e pesquisadores realizaram um ato de repúdio contra os ataques recentes ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) e ao sistema de proteção do meio ambiente. Recentemente, o órgão passou a ser alvo de críticas e ataques após a polêmica envolvendo o influenciador digital Agenor Tupinambá e a capivara Filó.
A manifestação ocorreu na frente da sede da superintendência do órgão em Manaus, na rua Ministro João Gonçalves de Souza, S/N, bairro Distrito Industrial.
Diogo Lagroteria, médico veterinário especialista em fauna silvestre e um dos organizadores do ato, afirmou:
“A intenção do ato é demonstrar apoio aos servidores do Ibama, que nos últimos dias sofreram uma série de ataques. Queremos conscientizar a sociedade sobre os riscos relacionados ao uso de animais silvestres como pets e como a exploração sensacionalista deles nas redes sociais pode incentivar a captura e comércio ilegais desses animais”.
Leia mais:
Ibama devolve capivara Filó para Agenor após decisão judicial
VÍDEO: Caso da capivara gera bate-boca entre deputados Wilker Barreto e Joana Darc
Veja vídeo da manifestação abaixo:
Lagroteria também afirmou:
“Estamos aqui pra demonstrar nosso carinho e apoio à instituição, que foi atacada de forma totalmente irresponsável nos últimos dias. Entendemos que boa parte da população compreende o papel do Ibama e dos órgãos de proteção ambiental e seu papel de proteger a natureza”.
Vários dos manifestantes também repetiram a frase “animal silvestre não é pet”.
Nas últimas semanas, o Ibama multou em R$ 17 mil o influenciador, e medida judicial determinou a retirada do ar de todos os vídeos dele com animais silvestres, gravados em seu sítio em Autazes, interior do Amazonas. A capivara Filó, o animal que mais aparece em seus vídeos e alvo da controvérsia, chegou a ser levada para a Cetas do Ibama no final da semana passada, mas no domingo acabou sendo devolvida a Agenor Tupinambá após uma decisão judicial favorável ao influenciador.