A tragédia lírica “Anna Bolena”, de Gaetano Donizetti, estreia neste domingo, 30, às 19h, no palco do Teatro Amazonas, como parte da programação do 25º Festival Amazonas de Ópera (FAO). A narrativa dramática se sustenta no decorrer de 3h30 e tem o protagonismo da soprano Tatiana Carlos, um dos grandes nomes da cena lírica nacional. A direção musical é assinada por Marcelo de Jesus e coroada com a participação da Amazonas Filarmônica e do Coral do Amazonas.
Leia mais:
Festival Amazonas de Ópera inicia nesta sexta-feira (21)
Baseada no livro italiano de Felice Romani, a ópera narra a vida da segunda esposa do rei da Inglaterra, Henrique VIII. A estreia foi em Milão, na Itália, em 1830, sendo o primeiro grande sucesso de Donizetti, de um ciclo que comporta três óperas dedicadas às rainhas inglesas do século XVI.
A ópera só foi encenada no Brasil em 1844, e ainda assim com uma produção italiana. O festival amazonense traz a primeira montagem brasileira da ópera, sem cortes musicais, no ano do centenário de nascimento de Maria Callas, uma das grandes intérpretes de Anna Bolena.