Durante a “Temporada de Cruzeiros 2022/2023” mais de 13 mil turistas passaram por Manaus a bordo de luxuosos navios. De outubro de 2022 até a primeira quinzena de abril deste ano, a capital amazonense recebeu 12 embarcações.
Em média, Manaus recebeu a visita de três navios por mês, sendo dezembro o mês que recebeu o maior número de turistas, 4.612 mil em dois cruzeiros distintos. O maior navio desta temporada, o Volendam da empresa Holland América, chegou a Manaus no dia 1° de dezembro de 2022, com 2.365 mil cruzeiristas a bordo.
Como forma de potencializar os ganhos com o turismo, a cidade tem trabalhado em receptivos que incluem rituais indígenas, apresentação de boi-bumbá, entrega de mapas da cidade no porto e dicas de roteiro nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs). O objetivo é, além de incentivar a economia, apresentar a cultura brasileira e a amazonense aos estrangeiros.
Das 12 embarcações que permaneceram fundeadas próximas ao porto da cidade neste período, três visitaram a capital amazonense pela primeira vez: Insígnia, Volendam, Ocean Explorer. Juntos, os três navios trouxeram à cidade mais de 3.818 mil turistas.
O diretor de turismo da Manauscult, Evilázio Nascimento, comentou que para a próxima temporada estão previstas 34 escalas em Manaus. O que representará um aumento de 100% em relação à temporada atual.
Leia mais:
Festival Amazonas de Ópera inicia nesta sexta-feira (21)
A entrega de mapas bilíngues e intervenção artística são uma das ações durante o receptivo, além da entrega de artesanatos regionais a todos os turistas que desembarcam e a placa de “Boas Vindas” aos comandantes dos navios que chegam à cidade pela primeira vez.
O último navio desta temporada, o Silver Shadow, chegará em Manaus no dia 14 de maio, com 694 turistas, com um gasto médio de 80 dólares por dia, o que representará uma injeção de R$ 280.376,00 na economia.