A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) descartou, nesta quarta-feira (19), cancelar o resultado de seis jogos do Campeonato Brasileiro da Série A que são investigados por manipulação de resultados pelo Ministério Público de Goiás na operação Penalidade Máxima II que envolveu seis estados e nove jogadores de times da divisão de elite do Brasileirão 2022.
Os jogos da Séria A do Brasileirão que são investigados pela suspeita de manipulação de resultados orquestrados por casas de apostas eletrônicas são:
Santos x Avaí (5/11) — suspeita de tentativa de cooptação de atleta do Santos para tomar cartão amarelo.
Red Bull Bragantino x América-MG (5/11) — aliciamento do atleta do Bragantino para cartão amarelo.
Goiás x Juventude (5/11) — aliciamento de dois atletas do Juventude
para tomar amarelo.
Cuiabá x Palmeiras (6/11) — um jogador do Cuiabá também aliciado para tomar amarelo.
Santos x Botafogo (10/11) — atleta instigado para levar cartão vermelho.
Juventude x Palmeiras (10/9) — aliciamento de jogador do Juventude para tomar cartão amarelo.
Além dos jogos do Brasileirão, a operação Penalidade Máxima II também investigou manipulações em jogos de campeonatos regionais do ano passado. São eles:
- Campeonato Goiano: Goiás x Goiânia (12/2) – derrota do Goiânia no primeiro tempo;
- Campeonato Gaúcho: Caxias x São Luiz de Ijuí (12/2) – jogador do São Luiz cometer pênalti; Bento Gonçalves x Novo Hamburgo (11/2) – jogador do Novo Hamburgo cometer pênalti;
- Campeonato matogrossense: Luverdense x Operário de Várzea Grande (11/2) – manipulação de escanteios;
- Campeonato Paulista Guarani x Portuguesa (8/2) – cartão amarelo.
Confira a coletiva do Ministério Público de Goiás com os detalhes da Operação Penalidade Máxima II, que investigou jogos do Brasileirão 2022, acessando o link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=x2vCM4NPUFM
Posição oficial
A CBF em nota oficial disse que apoia a iniciativa do Ministério Público do Estado de Goiás e está à disposição das autoridades para contribuir com as investigações e garantir cada dia mais lisura no Brasileirão. “A entidade trabalha diariamente para combater a manipulação de resultados no futebol. A CBF informa que tem contrato com a Sportradar, líder mundial em prevenção, detecção e inteligência na preservação da integridade dos jogos, para monitorar e garantir proteção em relação a fraudes esportivas.
Leia mais:
Confira os resultados dos jogos de sábado do Brasileirão 2023
Seis jogos da Série A são manipulados, aponta investigação do MP
A entidade, contudo, descartou o cancelamento dos jogos do Brasileirão, que mudariam os resultados pois considera que a manipulação é uma epidemia mundial e que precisa de uma ação global para ser exterminada.