O advogado, sociólogo, cientista político e presidente da Comissão de Reforma Política e Combate à Corrupção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Carlos Santiago foi entrevistado hoje, 19, do Fiscaliza Geral. Na conversa, ele fez uma análise das mais recentes movimentações do cenário político do Amazonas.
Sobre as últimas pesquisas eleitorais apontando um possível cenário para a Prefeitura de Manaus em 2024, Santiago disse:
“Ainda é cedo para ter uma clareza a respeito da tendência do eleitorado. Por enquanto só aparecem o candidato à reeleição, David Almeida, e o Amom Mandel, este muito bem por conta da votação expressiva que teve como deputado. Mas não podemos esquecer nomes como Ricardo Nicolau, que também teve boa votação ano passado para o governo, ou o Coronel Menezes, o candidato ao Senado mais votado em Manaus, ou o Zé Ricardo. O Capitão Alberto Neto tem colocado seu nome na disputa, o Eron Bezerra, a Carol Braz… Então, nesse primeiro momento, vai aparecer mais aqueles que têm o nome mais forte na mídia”.
Leia mais:
Aleam emite nota sobre reeleição do presidente Roberto Cidade
PT anuncia Anne Moura como pré-candidata à prefeitura de Manaus
Ele também comentou sobre a movimentação do senador Eduardo Braga, que pode fazer uma dobradinha com Anne Moura, secretária da Mulher do Partido dos Trabalhadores, que poderia ser pré-candidata à Prefeitura:
“É possível. A federação que apoiou o presidente Lula no Amazonas apoiou a candidatura de Braga para o governo. Esses acordos terão desdobramentos para a eleição municipal, a composição que elegeu Lula deverá ter um nome para disputar a Prefeitura de Manaus. No entanto, Manaus é uma cidade muito voltada para as suas especificidades. Nos últimos anos, nenhum candidato apoiado pelo presidente da República venceu a eleição na cidade de Manaus. Aqui, temos a tradição de votar em alguém com perfil de síndico, uma pessoa presente no dia a dia da cidade”.
Ele também comentou sobre a aliança Wilson Lima e David Almeida, e se tem força para permanecer em 2024:
“A democracia é uma permanente disputa pelo poder, e a Prefeitura de Manaus confere um poder muito grande. É uma cidade estratégica que detém um grande orçamento, e isso pesa muito. Vejo o governador tentando reforçar seu poder na assembleia, na câmara, nos municípios, e penso que ele também está muito interessado na Prefeitura de Manaus. Ela será uma referência para a sucessão do Wilson Lima. E dessa movimentação, vai depender muito a reeleição de David Almeida. Ultimamente, vejo o governador apostando mais em nomes próximos dele do que no nome do David Almeida.
Wilson tem se aproximado do Amom Mandel. Para quem tem interesse em tirar o David Almeida da disputa, o Amon está se colocando na corrida”.
A entrevista completa com o cientista político Carlos Santiago pode ser conferida aqui.