O Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar, implantado pelo Governo do Amazonas, atualizou nesta quinta-feira, 13/04, o balanço das ações referentes à segurança nas escolas do estado: Até agora, 49 adolescentes foram apreendidos envolvidos em ataques ou na propagação de ameaças de ataques a escolas.
Uma parcela dos apreendidos responderá por atos infracionais análogos a atos preparatórios para terrorismo.
O balanço foi apresentado na sede do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na avenida André Araújo, Aleixo, zona centro-sul. Na ocasião, a Polícia Civil também apresentou o resultado da Operação Digital Vigilance, que chegou aos responsáveis por manter perfis de terrorismo na internet.
Leia mais:
Investigação identifica 25 alunos envolvidos em ameaças contra escolas no AM
Dino exige que redes retirem mensagens de ameaças a escolas
As ameaças tinham como possíveis alvos escolas localizadas nas zonas norte, leste, centro-sul, oeste e centro-oeste de Manaus e também nos seguintes municípios do interior do Estado: Anamã, Anori, Apuí, Benjamin Constant, Itapiranga, Iranduba, Lábrea, Maués, Novo Airão, Presidente Figueiredo.
Os apreendidos foram encaminhados à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), na capital, e, no interior, às respectivas unidades especializadas. Foram registrados boletins de ocorrência (BO) e instaurado procedimentos, e os menores de 12 foram encaminhados ao Conselho Tutelar.
O delegado Antônio Rondon, titular da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos, também informou que foram apreendidos 10 adolescentes, que foram encaminhados à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai) por terem postado ameaças e compartilhado conteúdos de risco. O delegado afirmou:
“Os perfis desses 10 adolescentes se mostravam muito parecidos. Todos eles alegaram que foram vítimas de bullying no ambiente escolar, que não tiveram a devida atenção, seja de diretores, professores ou da própria família”.