A revista norte-americana “Time” divulgou nesta quinta, 13, a sua lista das 100 pessoas mais influentes do mundo, e o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva apareceu na relação.
Anualmente, a “Time” escolhe personalidades mundiais de diversos setores – político, cultural, do ativismo e da tecnologia – que se destacaram de alguma forma ao longo do ano, seja positiva ou negativamente. No caso de Lula, a questão ambiental foi justificativa para a escolha.
Leia mais:
Lula exonera comandante da segurança do Planalto no 8 de janeiro
Lula em 100 dias de governo: “Vamos superar as dificuldades”
Cada personalidade escolhida na lista da “Time” é descrita em um texto por outra personalidade. O texto que destaca Lula foi escrito pelo ex-vice presidente americano Al Gore, e nele Gore afirma:
“Lula prometeu fortalecer a posição do Brasil no mundo (…). Mas em nenhuma outra área ele pode causar um impacto mais significativo do que nas crises gêmeas do clima e da biodiversidade.
Depois de muitos anos de crescente desmatamento e incêndios florestais, a Amazônia está se transformando de um sumidouro de carbono em uma fonte líquida de emissões. O presidente Lula prometeu proteger a Amazônia, e já o fez antes – reduzindo o desmatamento em 72% em seu mandato anterior”.
Entre outros políticos que constam na lista, estão os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, da Colômbia, Gustavo Petro, o chanceler alemão, Olaf Scholz, e a esposa do presidente da Ucrânia, Olena Zelenska.
Além deles, a lista da “Time” conta com pessoas que “estão mudando o mundo”, segundo a revista, em seis áreas: artistas, titãs, líderes, ícones, pioneiros e inovadores. Também figuram na deste ano o rei Charles III, o escritor Salman Rushdie, o bilionário Elon Musk e o ator chileno Pedro Pascal.