Opositor do governo de Vladmir Putin, o ativista Alexey Navalny, pode ter sido envenenado dentro da prisão. A informação foi dada pelo advogado de Navalny, que afirmou estar preocupado com a situação.
Navalny perdeu 8 kg nos últimos 15 dias em sua cela isolada, disse a porta-voz Kira Yarmysh, em um post no Twitter na terça-feira (11).
“O advogado diz que uma ambulância foi chamada para Alexey Navalny na noite de sexta para sábado por causa de uma dor aguda no estômago. Ninguém o está tratando e nem mesmo lhe contam o diagnóstico. Não descartamos que todo esse tempo na prisão ele possa ter sido envenenado com algo que fez com que sua saúde se deteriorasse de forma lenta, mas constante”, disse Yarmysh.
Veja mais:
Visto para EUA vai passar por reajuste. Confira novos valores
Brasileiras presas com droga na Alemanha por engano, são inocentadas
O advogado de Navalny, Vadim Kobzev, disse que sua equipe solicitará exames toxicológicos e radiológicos.
Em 2020, o opositor de Putin foi envenenado por um agente nervoso. Autoridades do ocidente atribuem o crime diretamente ao Kremlin.
O ativista enfrenta desafios adicionais na prisão, incluindo ameaças de outros presidiários, de acordo com Yarmysh e Kobzev, que apelaram ao público para ajudar a lutar por sua libertação.
Navalny é o político de oposição mais conhecido da Rússia. Mesmo atrás das grades, suas contas no Instagram e no Twitter mantêm seus ataques ao presidente russo, Vladimir Putin.