O estudante de 12 anos que feriu três colegas com uma faca na segunda-feira, 10, em ataque ocorrido no Colégio Adventista, situado no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus, foi autuado por três infrações.
Ele foi apresentado ontem, 11, à DEAAI (Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais), e foi autuado pelos crimes análogos de apreensão em flagrante de ato infracional ao terrorismo, lesão corporal dolosa e ameaça. Ele ficará internado na delegacia de forma preventiva.
Segundo a delegada Juliana Tuma, da DEAAI, em seu depoimento, o adolescente não demonstrou remorso pelo seu ato e contou que já o planejava desde seus 10, 11 anos. Ele também lamentou não ter feito mais vítimas no seu ataque. O adolescente também teria se preparado para o ataque fazendo pesquisas na internet.
Leia mais:
Prefeitura nega caso de violência em escola de Presidente Figueiredo
Escola se pronuncia após aluno atacar estudantes com faca
As armas e o celular do adolescente foram encaminhados à perícia para serem analisados. Ele usou uma faca no ataque e na sua mochila, estavam guardados dois coquetéis molotov improvisados.
Ele estudava no colégio há apenas seis meses.
Nesta segunda-feira, 10, foi criado o Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar e o Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise), que vai atuar nas escolas públicas estaduais monitorando e coibindo ameaças e a ocorrência de ataques a unidades de ensino da rede estadual.
O comitê reforça as ações já adotadas pela Secretaria de Estado de Educação e Secretaria de Segurança, para resguardar o convívio pacífico e seguro nas escolas do Estado.