O líder da base governista na Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador François Matos (PV), afirmou durante discurso em sessão plenária realizada nesta quarta-feira, (5), que a defesa pelas causas de Pessoas com Deficiência (PcDs) e Transtorno do espectro autista (TEA), não passa de “narrativa” criada por vereadores de oposição. A fala aconteceu no mesmo dia em que o parlamento aprovou de forma unânime após pressão popular, a solicitação do vereador Rodrigo Guedes (Podemos) para audiência pública sobre mediadores para alunos autistas e PcDs.
“Vamos quebrar essa narrativa [sobre não adesão a causa PcDs e Autistas]. Nós estamos com vocês, só não queremos que isso seja feito de uma forma apenas de agressão e não de solução. Nós vamos lutar para soluções e contém comigo para essas soluções”, declarou Fransuá, depois de votar na última segunda-feira, (03), para a derrubada do pedido da audiência pública.
Diversos pais e pessoas que lutam a favor da causa dos autistas e PcDs, estiveram na CMM nesta quarta para protestar pela realização da audiência pública sobre mediadores para alunos autistas e PCDs. Na última segunda-feira os parlamentares votaram pela derrubada da solicitação feita por Rodrigo Guedes, o que causou grande apelo popular, e levou os vereadores a retomarem a discussão do assunto e aprovação da pauta de forma unânime.