Foi aprovado na sessão de hoje, 5, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o requerimento 3760/2023, para realização de uma Audiência Pública a fim de discutir a situação dos mediadores para crianças com autismo e outras deficiências nas escolas municipais.
A sessão de hoje contou com a presença de representantes da causa autista no plenário Adriano Jorge da CMM. O requerimento foi aprovado com unanimidade pelos vereadores.
Leia mais:
‘Mimos’ a vereadores demonstra força da CMM em ano pré-eleitoral
Rodrigo Guedes: “A CPI tem como meta a redução da taxa de esgoto”
A causa dos mediadores para crianças autistas tem mobilizado os vereadores nos últimos dias, após pressão popular que trouxe o tema à discussão. Em abril do ano passado, a secretária de Educação, Dulce Almeida, anunciou que a Prefeitura de Manaus iria contratar 1,5 mil estagiários de Pedagogia, para atuarem como mediadores de estudantes da educação especial. Porém, a contratação não se efetivou.
O vereador Rodrigo Guedes (Podemos), presidente da Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência (COMPCD), apresentou um requerimento de Audiência Pública sobre o tema na sessão de segunda, 3, mas ele foi derrubado na votação da casa, por um placar de 16 votos contrários e 8 a favor. Segundo Guedes, mães e pais de crianças autistas pedem que a Prefeitura de Manaus realize contratações de mediadores nas escolas municipais de Manaus.
Já na sessão de hoje, durante a votação do requerimento na casa, todos os vereadores se pronunciaram a favor do profissional mediador dentro da sala de aula.
A Audiência Pública agora será incluída no calendário da Câmara Municipal de Manaus, com data a ser anunciada, para receber as entidades ligadas à causa autista.