Mãe Natureza, biodiversidade, Amazônia. Celebrando um dos nossos maiores símbolos nacionais, a Floresta Tropical Amazônica, CBF e Nike lançam nesta segunda-feira (3) os novos uniformes da Seleção Brasileira Feminina. A coleção será utilizada pelas Guerreiras do Brasil na campanha da Copa do Mundo Feminina FIFA Austrália Nova Zelândia 2023. A estreia da nova Amarelinha será nesta quinta-feira (6), quando a Canarinho encara a Inglaterra na Finalíssima, em Wembley, Londres (ING).
Com inspiração na Mãe Natureza e apresentando tecnologias avançadas, as novas camisas reforçam o compromisso das marcas com o futebol feminino e o desejo de que a modalidade cresça, floresça e renda frutos.
O uniforme foi desenvolvido a partir das mais modernas inovações da Nike em materiais, criadas especialmente para atender às necessidades das jogadoras. Junto com o maior investimento feito pela marca em inovações específicas para o esporte feminino, foram obtidos importantes insights que nos permitiram conhecer mais do que nunca sobre a potência do corpo feminino no jogo de futebol. Esse conhecimento chega ao ponto de usar, nos uniformes, material desenhado por computador, baseado em dados, com o objetivo de atender com precisão e superar as necessidades das atletas. Para esse projeto, o objetivo era simples: garantir que as atletas se sintam confortáveis e tenham facilidade de movimentação em campo.
“É muito importante ter uma parceira como a Nike unindo a mais alta tecnologia aos símbolos da biodiversidade brasileira. Nada mais apropriado para homenagear a Seleção Feminina e, ao mesmo tempo, contribuir para o ganho de performance das nossas atletas. Ficamos felizes em ver estampadas nas camisas que serão usadas pela Seleção, atributos que, somados ao talento de nossas jogadoras, levará para o mundo as mensagens que falam de preservação e sustentabilidade. E que mostram também que o futebol feminino no Brasil está, cada dia mais, se desenvolvendo e inspirando novas gerações. Essa é a missão que tenho no meu mandato: levar o futebol feminino ao patamar que ele merece ocupar “, disse o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues.
Artilheira da Era Pia e uma das estrelas da campanha, a atacante Debinha também enalteceu o novo uniforme que acompanhará a Seleção Brasileira na busca pela tão sonha estrela na Copa do Mundo.
“O Mundial deste ano será extremamente importante para nós, além de trazer as maiores tecnologias e lançamentos da Nike nos nossos uniformes, vamos iniciar o novo capítulo na Seleção, com a possibilidade de escrever uma nova história dentro e fora de campo. Já ficamos muito felizes em 2019, mas agora, em 2023, sabemos que temos ainda mais o que mostrar e conquistar ”, diz Debinha, atacante da Seleção Brasileira.
A NOVA CAMISA
Depois da coleção de 2022 em homenagem à onça-pintada, um dos nossos principais símbolos nacionais, a nova Amarelinha celebra a biodiversidade do Brasil e da Amazônia, trazendo a estampa de folhagem tropical – inspiradas nas folhas do Buriti, do Jaci e da Jarina – inserida na textura da malha da camisa por toda a peça. Assim como o uniforme do ano passado, o design traz o “Amarelo Dinâmico”, agora com detalhes em verde na barra das mangas e na gola. Os shorts são azuis com a numeração em verde, enquanto as meias brancas exibem detalhes em verde e azul.
Dando continuidade à inspiração na Amazônia, o novo segundo uniforme brinca com as cores profundas e vivas da paisagem. Inteiramente na cor Azul Supremo, a camisa traz uma variante da estampa exclusiva do primeiro uniforme com as folhas tropicais da estampa concentradas manga. O calção branco traz a numeração em verde, e o meião azul com detalhes em verde e amarelo completa o uniforme.
Na parte interna das duas camisas, na altura da nuca, há um grafismo especial em homenagem à “Mãe Natureza”, em uma referência à inigualável Floresta Amazônica e seu bioma. Já os meiões trazem a inscrição “Brasil” na parte de trás.
O maior palco do esporte mundial merece a mais inovadora tecnologia. Este ano, todas as coleções das Seleções da Nike contam com a nova tecnologia DRI-FIT ADV, a mais moderna inovação da marca em termos de material de alto desempenho, projetada para se ajustar ao corpo em movimento. Durante a criação do material para os novos uniformes, os designers da Nike priorizaram mobilidade, ventilação e, principalmente, a sustentabilidade.
O material das novas camisas e shorts para as jogadoras afasta o suor da pele e garante evaporação mais rápida. Com isso, as atletas ficam secas, ventiladas, confortáveis e focadas.
Usando métodos de criação que não estavam disponíveis em 2019, a equipe de Nike Football conseguiu intercalar a malha a texturas com nervuras, de acordo com as características de desempenho necessárias como a flexibilidade do tecido ou compressão.