O deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) falou com o programa Fiscaliza Geral na manhã de hoje, 28, por telefone. Barreto abordou a questão dos medidores aéreos que a concessionária Amazonas Energia vem tentando instalar na cidade: o deputado fez uma postagem em rede social na noite anterior comemorando a aprovação de lei contra a instalação na Câmara Municipal de Manaus, que agora parte para a sanção do prefeito David Almeida.
Barreto afirmou:
“Olha, me estranha até hoje o silêncio da Prefeitura. Não podemos permitir que Manaus vire a cidade do Homem-Aranha, uma analogia a essa coisa absurda que são esses fios trançando a cidade. Embora não tenha o direito de legislar sobre energia elétrica, Manaus tem o direito de decidir sobre o seu ordenamento. Espero que o prefeito não demore 15 dias para colocar em vigor esta lei. Faço uma cobrança pública para que a Prefeitura entre na justiça através da Procuradoria-Geral do município, para que garanta o ordenamento do paisagismo e acabe com a poluição visual”.
Leia mais:
Projeto que proíbe medidores SMC em Manaus é aprovado
EXCLUSIVO: Prefeito fala sobre acusações do deputado Wilker Barreto
O deputado também foi enfático em seu posicionamento sobre a questão:
“O povo já disse não aos medidores aéreos, porque eles não trazem nenhum benefício, nem a nível de paisagismo, nem a nível de medição do consumidor, e a empresa precisa respeitar isso. Por isso conclamo ao povo, resista. Mas a resistência tem seus limites, e os órgãos e em especial a Prefeitura, precisa dizer de que lado está.
O prefeito tem que comunicar à empresa a proibição da instalação dos medidores. Ao não cumprimento, a Prefeitura tem que ter a ação pronta para de imediato pedir na justiça o cumprimento da lei municipal. Isso tem que ser rápido, porque temos que evitar uma tragédia em Manaus. Os ânimos estão inflamados, a cidade está virando um barril de pólvora por causa disso. Uma prestadora de serviço não pode estar acima do interesse da cidade”.
A entrevista completa com o deputado Wilker Barreto pode ser assistida aqui.