Por determinação do Governador Wilson Lima, o Governo do Amazonas irá disponibilizar bolsa moradia transitória para as famílias cadastradas no Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) das Comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona leste, e Manaus 2000, na zona sul, que tiveram suas moradias afetadas pela forte chuva da manhã deste sábado (25/03) em Manaus.
O pagamento da bolsa, no valor de R$ 550, começa a ser feito na segunda-feira (27/3).
Leia mais:
Crianças são salvas em meio a alagamentos na comunidade da Sharp. Veja vídeo
Manaus já registrou 427 ocorrências neste ano devido às chuvas
O Governo também informou que a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), responsável pelo Prosamin+, está prestando toda a assistência às famílias. Já a Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) vai acelerar o processo de reassentamento para essas famílias que perderam suas casas.
Até o início da tarde de sábado, mais de 220 famílias da comunidade da Sharp e da Manaus 2000 tinham sido atendidas em escolas localizadas nessas áreas para onde foram levadas provisoriamente. Segundo o diretor-presidente da Suhab, Jivago Castro, essas pessoas já estavam com seus processos de reassentamento adiantados na autarquia e agora serão atendidas com a solução provisória, até receberem a solução definitiva, apartamentos e casas construídos pelo programa, bolsa moradia ou indenização. Ele disse:
“Estamos dando todo o suporte para essas famílias, seja um suporte psicológico, um suporte para alimentação dessas famílias, o suporte para guarida dessas famílias”.