Ainda em visita aos submarinos em construção em Itaguaí (RJ), Lula voltou a criticar Roberto Campos Neto e o Banco Central, após a instituição independente manter a taxa básica de juros em 13,75% nesta quarta-feira (23).
Como presidente, Lula argumentou, não caberia a ele discutir cada documento emitido pelo Comitê de Política Monetária (Copom), mas ele afirmou que, em sua visão, “não tem explicação para nenhum ser humano do planeta Terra a taxa de juros estar a 13,75%. Não tem explicação.”
O petista ainda disse que Campos Neto – e o suposto desarranjo na economia causado pela sua gestão – não seria um problema seu.
“Quem tem que cuidar do Campos Neto é o Senado que o indicou”, disse Lula. “Ele não foi eleito pelo povo, ele não foi indicado pelo presidente, ele foi indicado pelo Senado. Quando eu tinha o Meireles que era indicado meu eu conversava com o Meirelles. Agora, se ele quiser, esse cidadão nem precisa conversar comigo.”
Durante a coletiva, Lula disse acreditar que o plano do Primeiro Comando da Capital (PCC) contra altas figuras do governo federal e da Justiça “é mais uma armação do Moro.”