Às vésperas da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, o Ministério da Agricultura e Pecuária anunciou hoje, 23, que o governo chinês decidiu suspender o embargo à carne bovina brasileira. A decisão, segundo a pasta, foi tomada após reunião entre o ministro Carlos Fávaro e o ministro da Administração Geral da Aduana Chinesa, Yu Jianhua, em Pequim.A China tinha suspendido importações da carne brasileira após confirmação, em fevereiro, de um caso de encefalopatia espongiforme bovina, a doença popularmente conhecida como “mal da vaca louca”, numa fazenda no município de Marabá, no Pará.
Leia mais:
Vaca Louca: ministro descarta aumento do preço da carne
Brasil suspende exportação de carne bovina à China após caso de vaca louca
O ministério informou, em comunicado:
“Desde a descoberta do caso, o Ministério da Agricultura e Pecuária vem trabalhando com transparência e tomando todas as providências necessárias conforme protocolo de importação internacional”.
O presidente Lula visitará a China entre os dias 26 e 31 deste março, a convite do presidente chinês Xi Jinping. Durante a viagem oficial “serão tratados temas da ampla pauta bilateral, incluindo comércio, investimentos, reindustrialização, transição energética, mudança climática e paz e segurança mundial“, segundo o governo brasileiro.