A escolha do nome do vereador Rodrigo Guedes (Podemos), para a relatoria da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Águas de Manaus, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), teve articulação direta do governador do Estado, Wilson Lima (União Brasil).
As informações que circulam nos bastidores são uma demonstração do tamanho da força política que Wilson Lima vem construindo desde sua reeleição. Guedes é aliado político do governo desde que filiou-se ao Republicanos, a pedido do governador do Estado, para disputar as eleições passadas. O vereador perdeu o pleito.
Rodrigo Guedes é a principal figura de oposição à prefeitura na Câmara, e sua indicação para a relatoria da CPI Águas de Manaus, garante, em véspera de ano eleitoral, uma frente ampla para remar na direção oposta do favoritismo do nome do atual prefeito.
Veja também:
Presidentes da Águas de Manaus e Ageman são convocados para depor em CPI
“Se necessário, a CPI vai convocar o prefeito”, diz Rodrigo Guedes
Entenda
Para quem não acompanha os bastidores, David e Wilson têm vivido uma crise na relação política que outrora havia sido construída, e apesar de alguns afagos em eventos públicos, os chefes dos poderes devem caminhar em direções contrárias nas eleições municipais de 2024.
A distância entre os políticos tem ficado cada vez mais clara. Na última semana, o governador conseguiu tirar o comando do Partido Progressista (PP) de David, quando conseguiu, através de articulação, colocar Rodrigo de Sá, no comando do PP, o que acaba por fortalecer ainda mais, a base aliada de Wilson no parlamento municipal. Além do PP, Lima também conseguiu substituir o comando do Podemos por um nome aliado.
Segundo fontes, as estratégias políticas do governador ainda devem atingir outros partidos, e novas mudanças são esperadas para as próximas semanas.