Neste sábado, 18, pelo menos cinco países da América Latina foram atingidos por terremotos: Argentina, Chile, Equador, México e Peru.
Todos esses países integram o Círculo de Fogo do Pacífico, uma grande área de 40 mil quilômetros em forma de ferradura que circunda o oceano Pacífico: cerca de 90% de todos tremores registrados no mundo ocorrem dentro dele.
Dentre todos os países, o tremor mais forte foi registrado no Peru: O Centro Sismológico Nacional peruano registrou um sismo de magnitude 7,0 às 12h12 (horário local; 14h12 horário de Brasília), com epicentro em Tumbes, norte do país. A Defesa Civil do país não informou mortos ou feridos, nem perdas materiais.
Leia mais:
VÍDEO: Sobreviventes, avô e neta se reencontram após 3 semanas do terremoto na Turquia
Cavalo é encontrado vivo sob escombros 21 dias após terremoto na Turquia
Já no Equador, um terremoto de magnitude de 6,8 atingiu a costa do país às 12h12 (horário local; 14h12 horário de Brasília). Seu epicentro foi a cerca de 30 quilômetros do município de Balao, província de Guayas. A agência Reuters não informa ameaça de tsunami no país.
No entanto, na sequência foram registrados dois novos abalos na mesma região, de magnitudes 4,6 e 3,7, e moradores de Guayaquil e mais seis cidades relataram notar os tremores. Nessas regiões, as autoridades do Equador confirmam as mortes de 13 pessoas, e o número de feridos passa de 120.
Nas últimas 24 horas, o Instituto Nacional de Prevenção Sísmica identificou dois tremores na Argentina: em Mendoza (magnitude 5,0) e em Catamarca (magnitude 3,0). No mesmo período, pelo menos seis ocorrências de tremores foram registradas no Chile.
Já no México, há o registro de pelo menos 18 tremores, informa o Serviço Sismológico Nacional mexicano. O epicentro do mais forte deles (magnitude 4,3) foi identificado a cerca de 150 quilômetros de San Jose Del Cabo, na costa oeste do país