No Amazonas, o período conhecido como “Inverno amazônico” marcado por chuvas constates, costuma iniciar no final de todo ano. E neste período, condutores e pedestres enfretam alagamentos de vias e graves riscos de deslizamento de terras.
O Portal Rede Onda Digital ouviu o Coronel Orleilso Ximenes Muniz, Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), que deu dicas importantes para os dias de fortes chuvas.
Evitar sair na chuva
“Começou a chover muito, já deve ficar atendo. Evite andar na chuva. Não deixe crianças nadar em águas de inundações, são águas contaminadas.”
Se a água começar a subir, saia imediatamente do veículo
“Se estiver dentro do seu veículo e ele está sendo arrastado, saia imediatamente. Caso ele não esteja sendo arrastado pelo alagamento, saia e fique em cima do veículo e procure acionar o serviço de socorro para ser resgatado.”
Nessa época há grande incidências de quedas de raios por isso é necessário atenção. Se estiver a pé, não entre no meio da inundação.
Leia mais:
Vídeo: Oito mortos e 74 moradores retirados de área de risco
“Não fique exposto em lugares abertos, não fique embaixo de árvore, não fique próximo a rede elétrica, procure se abrigar em prédios públicos e residências seguras para se fugir do foco de raios, bastantes comuns nesta época.”
Em caso de moradia em lugares considerados de riscos a atenção precisa ser dobrada.
“As áreas onde a ocupação do solo é de forma irregular, poderá haver deslizamento de terras, e o deslizamento de terras é sempre muito perigoso porque carrega consigo o soterramento de pessoas, de casas, animais, e isso certamente se tranforma em tragédia”, ressaltou o Comandante.