Hoje, 14, a Prefeitura de Manaus prorrogou para 31 de março o prazo para efetuar pagamento do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) com desconto em parcela única. A prorrogação foi confirmada pelo líder do prefeito David Almeida (Avante) na Câmara Municipal de Manaus, o vereador Fransuá (PV).
O prazo para desconto em parcela única originalmente terminaria amanhã, dia 15.
Em seu pronunciamento, Fransuá afirmou:
“Por determinação do prefeito David Almeida, está prorrogado o prazo de pagamento da cota única e primeira parcela do IPTU, que venceria hoje [amanhã, 15]. O novo prazo será dia 31 [de março] e todos os benefícios serão mantidos para aqueles que pagarem após o dia 15 e até o dia 31. Esse é o anúncio que o prefeito de Manaus faz para a sociedade Manauara”.
Leia mais:
“O mais sensato agora seria suspender cobrança do IPTU”, diz Diego Afonso
“Não houve aumento de IPTU, estamos analisando caso a caso”, diz secretário da Semef
O valor do IPTU cobrado de muitos moradores tem gerado polêmica em Manaus nas últimas semanas. Contribuintes têm denunciado aumentos expressivos no valor do imposto, e houve reclamações nas redes sociais e junto a vereadores da casa legislativa.
A Prefeitura se justificou afirmando que não houve aumento do IPTU, mas que a atualização cadastral de imóveis por toda a cidade, que não era realizada há mais de uma década, promoveu alteração no valor cobrado sobre vários imóveis.
Ainda assim, devido à repercussão negativa, o secretário da Semef (Secretaria Municipal de Finanças) deverá comparecer à Câmara amanhã, 15, para explicar sobre o cálculo do valor do imposto.