Com o Dia das Mães se aproximando, a Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio) revelou nesta quinta-feira (2) o resultado de uma pesquisa para saber quais serão os produtos mais procurados para a data nas lojas de Manaus.
Entre os itens que estão no topo da lista de desejos dos amazonenses estão roupas, calçados e acessórios, com 29% da preferência popular. Em seguida, perfumes aparecem em segundo lugar com 19%. Almoço ou jantar em restaurantes fecham o pódio com 12%.
“Esses dados coletados são levados aos empresários para que eles possam exatamente se identificar melhor, fazer as compras com mais consciência, ter um resultado mais positivo e acima de tudo, desenvolver a economia, gerar emprego, renda e atender a população com muita responsabilidade”, afirma o Anderson Frota, presidente da Fecomércio-AM.
A equipe de reportagem da Rede Onda Digital esteve em duas lojas de produtos que lideram a preferência entre os filhos amazonenses. Em um dos estabelecimentos, o gerente Sérgio Ferreira afirmou que já há estoque de produtos para a data.
“Temos um estoque preparado para o mês de maio e está chegando mais coisa, então se o cliente quiser antecipar compra que já encontra calçado para o dia das mães”, disse o comerciante.
Em outra loja, o gerente do local, João Batista, destacou o entusiasmo dos comerciantes para a data e revelou estar apostando em promoções para atrair clientes desde já.
“Graças a Deus estamos nos preparando desde cedo porque a expectativa é muito grande. Nós estamos com muitas promoções, até camisa de clube que está com preço excelente e também tênis pra caminhar para aquela mãe que é fitness”, diz o gerente.
Veja mais:
Manaus é a 3ª melhor cidade para se investir no comércio, aponta pesquisa
Vigilância Sanitária interdita mais de 400 itens capilar em lojas de Manaus
Outros dados
A pesquisa divulgada pela Fecomércio também revela quantos consumidores pretendem ir às compras, quanto esperam gastar, qual a forma de pagamento que será utilizada e onde pretendem adquirir os produtos e serviços, além de outros dados.
Dos 442 entrevistados, 92% revelaram que têm intenção de presentear as mães, 8% pretendem não presentear. Dos que irão presentear, 53% comprarão apenas 1 presente, 29% pretendem comprar até 2 presentes, 6% devem comprar até 3 presentes e 2% querem comprar 4 presentes, o restante não sabe ou não respondeu. Apenas 1% respondeu que irá comprar 5 ou mais presentes neste Dia das Mães.
Os shoppings centers lideram a preferência dos consumidores para as compras para o dia das mães, seguidos do centro da cidade, lojas do bairro, galerias populares e loja de departamento. Já na modalidade compras online, a rede social Instagram lidera a opção de compras.
Com relação aos gastos com presentes, 27,6% afirmam que pretendem gastar R$ 101 a R$ 200, 26% gastará de R$ 51 a R$ 100, e 21,9% deve gastar de R$ 201 a R$ 400.
Dentre as formas de pagamento mais citadas estão o cartão de crédito parcelado (28,1%), cartão da loja parcelado (23,3%) e à vista no dinheiro ou pix (21,3%).
A pesquisa ouviu 442 pessoas, em diferentes zonas da cidade, no período entre 13 e 20 de fevereiro, sendo 59% público feminino e 40,5% público masculino, com faixa etária entre 18 a 50 anos de idade.
*Colaborou o repórter Lucas Thiago