Hoje, 1º, no auditório da sede do Ministério Público do Amazonas, o delegado Umberto Ramos tomou posse da superintendência da Polícia Federal no Amazonas. Ramos tinha sido nomeado há mais de um mês para a superintendência, e só agora assume o cargo.
A cerimônia contou com a presença do diretor-geral da corporação, Andrei Rodrigues. À Onda Digital, Rodrigues afirmou:
“O Doutor Umberto é um dos quadros mais qualificados que temos na nossa instituição, com uma experiência vasta dentro e fora da PF. Tenho certeza que vai conduzir muito bem a superintendência”.
Leia mais:
PF faz operação contra venda de ouro ilegal no AM e outros 7 estados
Irmão de Marcelo Ramos, Umberto Ramos assume Polícia Federal no AM
Na solenidade de posse estiveram presentes autoridades, colegas de trabalho e familiares do delegado, incluindo o ex-deputado federal Marcelo Ramos, seu irmão.
Em seu discurso de posse, Ramos agradeceu aos servidores da PF no Amazonas por terem-lhe acolhido, aos irmãos e ao Diretor-Geral. Também ressaltou que atuará com lealdade e compromisso institucional para poder alcançar os objetivos estratégicos definidos pela Polícia Federal, e ainda destacou atuação do órgão na proteção do meio ambiente e biodiversidade da Amazônia.
Ramos é formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas. Em 2015, foi superintendente da PF em Goiás. E foi chefe de gabinete da Polícia Federal, durante a gestão de Sergio Moro no Ministério da Justiça, em 2020.