Nesta terça-feira (28), a Zona Franca de Manaus e a Suframa completam 56 anos de uma trajetória repleta de contribuições em prol do desenvolvimento sustentável da região amazônica e da geração de benefícios socioeconômicos para o país.
Com um faturamento que ultrapassa R$ 170 bilhões, o Polo Industrial de Manaus abriga cerca de 500 empresas, gerando mais de meio milhão de empregos diretos e indiretos, sendo a principal matriz ecônomica do Amazonas.
“A Superintendência da Zona Franca de Manaus vem atuando estrategicamente nas discussões do cenário global e nacional em relação a reindustrialização do país e a reforma tributária”, diz o superintendente interino da Suframa, Marcelo Pereira.
Na Zona Franca, são produzidos itens como tablets, smartphones, televisores, notebooks, canetas esferográficas, entre outros produtos que fazem parte do dia a dia do brasileiro. Cerca de 95% da produção do PIM é destinada a abastecer o mercado nacional.
A ZFM é ainda o único polo do país de fabricação de motocicletas, motonetas e ciclomotores. Alguns modelos de motocicletas chegam a ter 93% de suas peças fabricadas integralmente no Brasil.
Veja mais:
“Novo golpe” de bilionários das Americanas complica ZFM na reforma tributária
O vice-presidente da Federação da Indústria do Estado do Amazonas (Fieam), festeja com otimismo esse momento.
“O modelo Zona Franca de Manaus, baseado na parte industrial e no avanço tecnologico, nas inovações que nós temos tido hoje, tem correspondido muito bem e tem trazido muitas melhorias pra nós”, diz.
O ex-deputado federal Zé Ricardo (PT), que recentemente foi cotado para assumir a Suframa, destacou a importância de fortalecer a base econômica da região.
“A arrecadação pública do estado vem majoritariamente das atividades comerciais e industriais da Zona Franca de Manaus e é importante, portanto, sua preservação, a continuidade, o fortalecimento, a ampliação de segmentos produtivos e o fortalecimento de processos que já se implantaram e estão consolidados”, afirmou.
Durante agenda em Brasília hoje, 28, o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), falou em entrevista à imprensa sobre a importância da Zona Franca de Manaus (ZFM) para o estado. Hoje, a ZFM e a Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) celebram 56 anos de criação.
“Nós não abrimos mão da Zona Franca de Manaus. A Zona Franca responde hoje por 70% da economia do nosso estado”.
A data de hoje celebra a publicação do Decreto Lei nº 288/1967 que instituiu a Autarquia e reformulou as diretrizes da ZFM.
*Colaborou a repórter Vanessa Goudim