As chuvas intensas preocupam milhares de pessoas que moram e trabalham em áreas de risco em Manaus. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), a capital amazonense está no topo do ranking de alerta de riscos com mais avisos no país sobre a possibilidade de deslizamentos.
A equipe da Rede Onda Digital esteve nesta quinta-feira, 23, no bairro Cidade de Deus, na Zona Leste, onde na última segunda-feira, 20, seis casas foram destruídas por um deslizamento de terras, e ouviu os moradores que alegaram que por conta da forte chuva perderam tudo e que, até o momento a Defesa Civil ainda não retornou no local com uma resposta para os desabrigados.
Leia mais:
Deslizamento de barranco atinge casas no Cidade de Deus, em Manaus
“ Eu tô morando de favor, até segunda-feira eu tenho onde ficar, graças a Deus temos vida, mas não temos onde morar”, disse Vicente Duarte.
“Estamos esperando uma resposta da Defesa Civil, pedimos ao poder público que nos dê uma resposta”, ressaltou também Sandra Thomás, moradora do local.
Questionado por nossa equipe de reportagem sobre o apoio do poder executivo para as famílias afetadas pelo deslizamento, o Prefeito David Almeida disse que vai resolver o mais rápido possível com o cadastro do Aluguel Social.
“Nós temos o auxilio aluguel, o problema um a um nós vamos solucionando; para aqueles que foram cadastrado nós vamos pagar o auxilio aluguel da forma mais rápida possível”, destacou David.
Segundo a Defesa Civil do Município, mais de 100 ocorrências de deslizamento e desabamentos foram registrados somente no período do Carnaval.
Sobre áreas de riscos, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas aponta mais 190 mil áreas em todo o estado.