O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) disse hoje, 22, que o governo do estado de São Paulo e a Prefeitura de São Sebastião receberam com dois dias de antecedência aviso sobre risco de desastre na cidade. São Sebastião foi o município mais atingido pelas fortes chuvas que assolaram o litoral norte de São Paulo no último final de semana.
Devido à chuva, várias rodovias foram interditadas e encostas desabaram. Segundo balanço da Defesa Civil no estado, são contabilizados até o momento 48 mortes (47 em São Sebastião e uma em Ubatuba). Mais de 30 pessoas continuam desaparecidas.
Leia mais:
Hospital de Campanha da Marinha é instalado em São Sebastião
Lula visita áreas atingidas por chuvas no litoral de SP
O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, confirmou a informação do alerta do Cemaden. O estado, por sua vez, repassou o alerta ao município de São Sebastião.
Segundo os moradores do município, porém, eles não foram avisados pela Defesa Civil e nem houve pedido para que deixassem suas casas apesar do risco de deslizamento.
O Cemaden é um órgão do governo federal e opera sem interrupção, monitorando, em todo o território nacional, as áreas de risco dos municípios classificados como vulneráveis a desastres naturais.
O Cemaden acionou o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do governo federal, para uma reunião conjunta com a Casa Militar de São Paulo, que é responsável pela Defesa Civil estadual. Essa reunião ocorreu na sexta, dia 17, e nela foi entregue aos governos federal e estadual lista de áreas com risco de desastre no litoral norte de SP. Foram também enviados alertas ao longo do dia de sábado, 18.
Por sua vez, a Defesa Civil da cidade de São Sebastião não fez publicações alertando sobre o risco. Nos canais da prefeitura, não foram publicados os avisos vindos do estado ou do Cemaden.
O período de feriado de carnaval é tradicionalmente movimentado para o turismo. Eram esperadas cerca de 500 mil pessoas pela prefeitura de São Sebastião, para os quatro dias do feriado.