De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), o Amazonas registra neste momento, às vésperas do Carnaval, alta nos casos de Covid-19. No mês de fevereiro, que ainda nem terminou, já se observou o triplo do número de casos registrados em janeiro.
De 1º de fevereiro até quinta-feira (16), foram 1.693 diagnósticos de Covid no Amazonas. No mês passado inteiro, houve 517 casos confirmados.
Também houve aumento nas hospitalizações devido à Covid: Entre 1 e 16 de fevereiro, 99 pacientes foram internados, enquanto em janeiro foram registradas apenas 18 internações – uma alta de 450%.
Leia mais:
Hemoam convida população a doar sangue no período pré-carnaval
Delegacia Móvel vai atuar durante Carnaval na Floresta em Manaus
Só no boletim divulgado pela FVS na quinta-feira (16), foram apontadas 10 internações em um período de 24 horas.
Ainda assim, observa-se que a quantidade de mortes continua em patamar reduzido, graças à imunização promovida em todo o estado: Houve apenas uma morte por Covid em janeiro, e uma em fevereiro, segundo a FVS.
A diretora-presidente da FVS, Tatyana Amorim, recomendou que foliões que sentirem sintomas de doenças respiratórias devem ficar em casa. Ela também ressaltou a importância da vacinação para se curtir um Carnaval tranquilo:
“Importante dizer que estamos, sim, com aumento de casos, e consequentemente, com aumento de internações. Por isso, é importantíssimo atualizar o esquema vacinal, e lembrar, que inclusive a vacina bivalente já está disponível nos postos de saúde aqui da capital”.