Na manhã de hoje, 13, um adolescente de 17 anos foi preso numa tentativa de invasão a um prédio no qual funcionam duas escolas de Monte Mor, no estado de São Paulo. Segundo a Polícia Militar, ele foi interceptado por volta das 8h40, nas proximidades das escolas Municipal Vista Alegre e Estadual Professor Antônio Sproesser, no bairro Jardim Vista Alegre.
Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública), ele foi preso enquanto caminhava com uma machadinha em direção a duas escolas que funcionam no prédio. Alguns minutos antes de ser detido, ele explodiu uma bomba caseira num dos banheiros do prédio, de acordo com testemunhas. Ele arremessou a bomba caseira pela janela de um carro que dirigia. Moradores do imóvel acionaram a polícia.
Leia mais:
Câmara Federal analisa projetos de combate a violência nas escolas
Morre 4ª vítima do ataque a escolas no ES
Ao ser preso, ele tinha outros artefatos caseiros em sua posse e trajava uma roupa preta e uma braçadeira com uma suástica, símbolo do nazismo. Ainda estavam em sua posse, dentro do carro, alguns galões de gasolina e um simulacro de arma de fogo.
Ninguém ficou ferido. A Diretoria de Ensino de Capivari, responsável pela administração escolar no local, informou em nota oficial que está à disposição das autoridades para auxiliar nas investigações, e que as aulas da rede estadual de ensino nas escolas do prédio ocorrerão normalmente hoje.
Ainda não se sabe se ele tem alguma relação com as instituições de ensino.
Na casa do adolescente, foram encontrados uma arma de airsoft e material relacionado ao nazismo. O computador dele foi apreendido para análise.