Hoje, dia 13, completa-se uma semana do terremoto destruidor que atingiu o sul da Turquia e a fronteira com a Síria. A contagem de mortes já passa dos 37 mil: O terremoto de 7,8 de magnitude que teve uma centena de réplicas provocou 31.643 mortes na Turquia, e 5.714 na Síria.
A ONU (Organização das Nações Unidas) disse que, a partir de agora, a tendência é que a busca por sobreviventes esteja chegando ao fim, e o foco deve ser voltar a garantir abrigo e condições básicas aos sobreviventes e desabrigados.
Leia mais:
Bebê é salvo de escombros na Turquia; vítimas já passam de 25 mil
Terremoto atinge Turquia e Síria, deixando mais de 2 mil mortos
Ainda assim, histórias de resgates milagrosos continuam a acontecer: nesta madrugada, uma mulher e seu filho de 10 dias de vida foram resgatados com vida dos escombros, após quase uma semana do soterramento.
Enquanto os resgates entram em sua fase final, autoridades turcas já efetuaram as prisões de três pessoas, sete foram detidas e outras sete foram impedidas de deixar o país. A Justiça do país está iniciando processos contra 130 pessoas que, supostamente, participaram de incorporações de imóveis que foram construídos com má qualidade e de forma ilegal, e sem observar regras de engenharia para apresentar resistência a tremores de terra.