A partir das 18h desta quinta, dia 9, a BR-319 será novamente interditada na altura da ponte seca (desvio com os bueiros). A informação foi confirmada pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
A previsão é de que a rodovia seja liberada na segunda-feira, dia 13.
Essa interrupção será na região do Rio Curuçá, onde quatro pessoas morreram e uma segue desaparecida após o desabamento da ponte, no fim de setembro de 2022. Desde a queda da ponte, uma balsa está sendo usada para realizar a travessia, que é feita pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Em dias chuvosos, o nível do rio sobe e o acesso para a rampa, que foi feita com pedras, desaparece na água, deixando a passagem ainda mais perigosa.
As equipes do DNIT vão remover cerca de 40 metros da parte central da travessia seca para que a balsa seja encaixada nesse espaço. Os trabalhos devem durar três dias, mas há a possibilidade de serem finalizados antes.
Leia mais:
“A questão ambiental é um entrave no AM”, diz Thiago Abrahim
BR-319 é incluída em lista de prioridades do governo Lula
No local haverá lanchas da Defesa Civil, para realizar a travessia da população durante os dias de interrupção.
Ainda segundo o Dnit, o contrato para construção da nova ponte já foi assinado. Os serviços de demolição e remoção dos destroços das estruturas das duas pontes já estão acontecendo desde dezembro.