O secretário executivo da Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas Jane Kenta esteve hoje, 9, no estúdio da Onda Digital para entrevista no programa Fiscaliza Geral. Ele falou sobre a infraestrutura de saúde no estado.
A respeito das UTIs no interior do Amazonas, ele falou:
“Essa foi uma inovação muito grande por parte do atual secretário, Anoar Samad. Temos em Parintins, Tefé e Tabatinga, as primeiras de outras que virão. Em Parintins temos leitos de UTI adulto e infantil. Em Tefé e Tabatinga contemplamos também aquela região do triângulo e do alto Solimões. Agora estamos aperfeiçoando em algumas especialidades. Em Tefé teremos UTI infantil em breve”.
Leia mais:
Em Manaus, crianças recebem suplemento alimentar em unidades de saúde
Saúde: abertas inscrições para pré-conferências em cinco Disas
O secretário fez também uma análise do momento atual da secretaria:
“Pegamos uma situação muito complexa em 2019, quando começou o governo Wilson Lima. Tínhamos um déficit e dívidas muito grandes. A partir da nomeação do secretário Samad, começamos a imprimir um DNA próprio. Houve muitas mudanças, vários secretários, e nós trouxemos uma estabilidade. As alternâncias de poder abalaram muito a secretaria. O orçamento era de R$ 1,8 bilhão em 2018, e passou para R$ 3,1 bilhões hoje, para dar conta da saúde no Amazonas. O governo está descentralizando, mas a despesa ainda é muito alta pro estado. Esse é o problema, porque o Governo Federal coloca menos de 10% do valor da saúde. 92% vem do tesouro do Amazonas para garantir as nossas especificidades regionais.
Aqui não é luxo paciente viajar de avião para uma UTI, é necessidade”.
A entrevista completa do secretário executivo Jane Kenta pode ser assistida aqui.
Deixe seu comentário