A contagem oficial de mortos por conta do terremoto que atingiu os países da Turquia e da Síria no dia de ontem, 6, já passa dos 5 mil. Mais de 30 horas após o tremor, milhares de pessoas ainda estão sendo resgatadas, e outras milhares continuam desaparecidas.
O tremor original teve 7,8 de magnitude na escala Richter e atingiu o povoado de Kahramanmaras, próximo à cidade de Gaziantep, no sudoeste da Turquia, bem perto da fronteira com a Síria. O tremor teve alcance de 250 km.
O número total de mortos leva em conta as contagens dos dois países. Na Turquia, a contagem atual é de 3.419 mortos. Já na Síria, o balanço até o momento é de 1.612 mortos.
Leia mais:
Terremoto atinge Turquia e Síria, deixando mais de 2 mil mortos
Indonésia: terremoto de 5,6 graus em Java mata 162
Um dos grandes desafios para as equipes que buscam por sobreviventes é o frio do inverno na região. O vice-presidente da Turquia, Fuat Oktay, afirmou à imprensa nesta terça-feira que as condições climáticas severas dificultaram os resgates e o envio de ajuda às regiões afetadas. Ele disse que apenas veículos de resgate e ajuda estão autorizados a entrar ou sair deHatay, Kahramanmaras e Adiyaman, três das províncias mais afetadas.
Segundo o governo turco, mais de 70 países já anunciaram que enviarão ajuda humanitária e equipes de busca, entre eles EUA, Reino Unido, Alemanha e Israel. Até o momento, segundo o Itamaraty, não há informação de brasileiros mortos devido à catástrofe.