Faleceu hoje, dia 3, o estilista espanhol Paco Rabanne. Ele tinha 88 anos e sua morte foi confirmada pelo grupo Puig, que controla a marca Paco Rabanne.
Ele morreu em Portsall, na França. A causa da morte não foi informada.
Francisco Rabaneda y Cuervo, nome real do estilista, nasceu em 18 de fevereiro de 1934, em Pasaia, província de Guipuscoa, parte do País Basco espanhol. Na infância, se apaixonou pelas artes, sobretudo pela pintura. Ele começou a desenhar aos sete anos, e sua habilidade chegou a “um nível muito elevado” quando estudou arquitetura, área da qual extraiu ideias que posteriormente aplicou à moda.
Leia mais:
Greta Thunberg é detida pela polícia em protesto na Alemanha
Morre Papa emérito Bento XVI, informa Vaticano
Entrou no mundo da moda por intermédio da mãe, que trabalhava para Cristobal Balenciaga. Durante a guerra civil espanhola (1936-1939), exilou-se na França.
Rabanne começou a se tornar um fenômeno do mundo da moda nos anos 1960: despontou com conjuntos metálicos e designs inspirados na era espacial, e seus desfiles se tornavam marcantes pelo fato de suas modelos desfilarem descalças e usando vestidos experimentais. Foi também um dos primeiros a colocar modelos negras nas passarelas.
Além de estilista, ele foi também perfumista. A marca Paco Rabanne até hoje é uma das mais influentes e luxuosas do mundo da moda e dos perfumes.