Hoje, 1º, a sessão de posse dos deputados federais na Câmara, em Brasília, foi marcada por uma interrupção: o ex-senador e atual prefeito de Barra de São Miguel (AL), Benedito de Lira (PP), passou mal e precisou ser atendido por equipe médica. Benedito de Lira é pai do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e acompanhava a sessão quando se sentiu mal.
Ele foi socorrido pela equipe da Casa e depois encaminhado de ambulância a um hospital privado de Brasília.
Leia mais:
Aleam retoma trabalhos com posses e composição da mesa diretora
Entenda propostas de reforma tributária paradas no Congresso
A interrupção aconteceu por volta das 10h43 (hora de Brasília), quando deputados sinalizaram a Lira, que presidia a sessão, que seu pai estava passando mal. Lira chegou a dizer “É meu pai”, acionou o departamento médico da Casa e deixou a presidência para acompanhar a situação.
Cerca de 15 minutos depois, por volta das 11h, os trabalhos foram retomados. Arthur Lira voltou a conduzir a sessão por volta das 11h20. Ele foi aplaudido pelos colegas e se emocionou.
A sessão de posse transcorreu sem incidentes e se encerrou por volta de 12h. Dentre os 513 deputados federais deste novo plenário, 202 assumem o mandato pela primeira vez. Os oito ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que se elegeram como deputados federais também tomaram posse. Eles devem retornar ao comando das pastas nesta quinta-feira (2).