A Polícia Federal realiza nesta sexta, 27, a terceira fase da Operação Lesa Pátria: serão cumpridos 11 mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão em cinco estados e no Distrito Federal, contra envolvidos nos atos de destruição e terrorismo em Brasília no último dia 8.
Os mandados são cumpridos, além do DF, em Espírito Santo, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro.
Seis pessoas já foram presas hoje: Em Santa Catarina, foi presa Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, conhecida como “Fátima de Tubarão”. Ela foi filmada participando da depredação do Palácio do Planalto e já foi condenada por tráfico de drogas em 2014.
Leia mais:
PF deflagra operação contra pornografia infantil em Manaus
PF realiza operação em 5 estados e DF contra participantes de atos em Brasília
Em Minas Gerais, foram presos Eduardo Antunes Barcelos, da cidade de Cataguases, e Marcelo Eberle Motta, de Juiz de Fora. No Paraná, foi preso o empresário Claudio Mazzia. No Distrito Federal, foi preso o policial federal aposentado José Fernando Honorato de Azevedo. Os presos vão ficar detidos nos estados, e devem prestar depoimento ainda nesta sexta.
Um dos mandados de busca e apreensão tem como alvo Leonardo Rodrigues de Jesus, que é sobrinho do ex-presidente Jair Bolsonaro. Também conhecido como “Léo Índio”, ele participou do vandalismo em Brasília e é procurado.
A primeira fase da Lesa Pátria foi deflagrada em 20 de janeiro e resultou em 8 prisões e 16 buscas e apreensões. Na segunda fase, um dos presos foi Antônio Cláudio Alves Ferreira, responsável pela destruição do relógio do século XVII feito pelo francês Balthazar Martinot, que ficava no Palácio do Planalto.