A Alemanha aprovou nesta quarta, 25, o envio de tanques de guerra modelo Leopard 2 para a Ucrânia. A data para a chegada da remessa desses veículos ao território ucraniano ainda não foi divulgada.
O Leopard 2 é considerado “o principal tanque de batalha do mundo” e vai substituir tanques da época soviética que vem sendo utilizados pela Ucrânia. Ele pesa 55 toneladas e atinge 68 km/h. Sua arma principal é um canhão de cano liso de 120 mm e possui um sistema de controle de tiro totalmente digital. A Ucrânia pediu por 300 unidades, mas a Alemanha ainda não definiu a quantidade de tanques que será enviada.
Espera-se que as entregas dos tanques alemãs abram um novo caminho para o fornecimento de poder de fogo ocidental para chegar à Ucrânia, incluindo de munições de alto calibre.
Leia mais:
Mísseis da Rússia caem em fazenda na Polônia
Responsável por retirar obra de Banksy na Ucrânia pode ser preso
Segundo a análise de Yohann Michel, analista de pesquisa para assuntos militares e de defesa no Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, esses tanques podem possibilitar à Ucrânia partir para a ofensiva contra a Rússia, tendo em vista que a guerra está parada há meses após duas contra-ofensivas ucranianas importantes que recapturaram áreas ocupadas por forças russas por meses no nordeste e no sul. Ele disse:
“Neste tipo de conflito, simplesmente não é possível realizar ofensivas em larga escala sem toda a variedade de equipamentos blindados de combate e veículos blindados, e os tanques fazem parte disso”.
No último dia 24, a guerra na Ucrânia completou 11 meses de duração.
A decisão da Alemanha de envio de armas à Ucrânia abre caminho para que outros países da União Europeia, como Polônia, Espanha, Holanda, Finlândia e Noruega, façam o mesmo.