Nesta sexta, 20, a Polícia Federal deflagrou a primeira fase da Operação Lesa Pátria. Ela tem como alvos financiadores e participantes dos atos de destruição em Brasília no último dia 8.
A operação foi determinada pelo STF (Supremo Tribunal Federal): foram expedidos 8 mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão. Eles são cumpridos no Distrito Federal e nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, e Mato Grosso do Sul.
Leia mais:
Governo exonera 26 chefes regionais da PRF; 18 estados trocam comando da PF
PF prende 3º suspeito de financiar atos de destruição em Brasília
Até o momento, quatro pessoas já foram presas: Ramiro Alves da Rocha Cruz Junior (conhecido como Ramiro dos Caminhoneiros, esteve em Brasília e publicou vídeos do vandalismo em redes sociais), Randolfo Antonio Dias (participava do acampamento em frente ao QG do Exército e incitava atos ilegais), Renan Silva Sena (usava canal para incitar atos de terrorismo, foi preso com R$ 22 mil em espécie) e Soraia Bacciotti (participante de ações bolsonaristas).
Os alvos são investigados pelos seguintes crimes: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição.
O e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br continua aberto para qualquer pessoa que tenha informações sobre pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os ataques do último dia 8.