O “bebê gigante” que nasceu em Parintins na quarta, dia 18, bateu recorde e é considerado o maior já nascido no Amazonas, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (SES-AM). O bebê, batizado de Angerson, nasceu com 7,328 quilos e 59 centímetros de comprimento.
Angerson nasceu de cesárea no Hospital Padre Colombo, da Diocese do município de Parintins. Segundo a SES-AM, o estado dele é estável.
A mãe do bebê gigante, Cleidiane Santos dos Santos, de 27 anos, é moradora de Parintins. Ela tem outros cinco filhos e estava em sua 40ª semana de gestação.
Leia mais:
Bebezão: Campanha arrecada fraldas para bebê que nasceu com mais de 7kg em Parintins
Criança de 6 anos tem cabeça quebrada por beber mingau da irmã em Manaus
A direção do hospital informou que Cleidiane deu entrada na unidade na terça-feira (17), um dia antes do parto, para consulta obstétrica com intuito de acompanhar sua gestação. A equipe médica então constatou que a mãe estava gerando um bebê GIG (Grande para Idade Gestacional). Tendo em vista o tempo da gestação, Cleidiane foi encaminhada direto para o parto cesárea.
A obstetra Artemisia Pessoa, que conduziu o parto, afirmou:
“A gente só tem alegria, satisfação e gratidão por ter dado tudo certo nesse caso, nessa situação de risco, uma situação rara que também acabou surpreendendo a gente, porque a gente estava imaginando até um bebê em torno de seis quilos, pela ultrassonografia, mas ele ainda superou essa expectativa”.
A SES não informou quem era o detentor do recorde antes do nascimento de Angerson.