O secretário dos Transportes dos Estados Unidos, Peter Buttigieg, afirmou à imprensa hoje, 11, que “irregularidades” no sistema de transmissão de mensagens de segurança para pilotos ao longo da noite e manhã de hoje levou à paralisação, por parte da FAA (Agência Federal de Aviação), do tráfego aéreo em todo o país. A interrupção geral do transporte aéreo nacional demorou cerca de 90 minutos e impediu a decolagem de cerca de 7 mil voos.
À CNN, Buttigieg disse que o acontecimento “refletiu um problema de sistema maior”. O secretário ainda afirmou que paralisar o tráfego aéreo “foi a decisão certa” e que não há indícios, até o momento, de que o problema foi motivado por ataque cibernético.
Leia mais:
Falha em sistema de controle cancela todos os voos nos EUA
“Nevasca do século” deixa 57 mortos nos EUA
A FAA informou que o sistema que sofreu pane foi o Notam, que alerta pilotos e outros funcionários de voo sobre algum perigo ou alterações relevantes em aeroportos. Devido à paralisação, apenas voos militares e de resgate médico receberam autorização para decolar.
As investigações a respeito do ocorrido continuam. O secretário disse também que agora “temos que entender como isso pode ter acontecido em primeiro lugar”.