A Polícia Federal investiga queda de torre de transmissão de energia ocorrida do sistema de Furnas, em Medianeiras, Paraná, na madrugada do dia 9. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) afirma haver indícios de vandalismo e sabotagem no local.
Trabalhadores que iniciaram hoje, 11, operação de construção de uma nova torre afirmaram que houve rompimento de cabos de sustentação. A Aneel informou que não houve interrupção do fornecimento de energia na região, mas investiga “indícios de vandalismo” na queda da torre, já que “não foram identificadas condições climáticas adversas que possam ter causado queda de torres”, de acordo com o relatório de Acompanhamento da Situação do Sistema Elétrico Brasileiro.
Leia mais:
Dino responsabiliza governo do DF por ato de vandalismo
Apoiador de Bolsonaro preso com bomba é autuado por terrorismo
Já em Rondônia, duas torres de transmissão teriam sido derrubadas, a primeira próximo ao município de Rolim de Moura. Segundo boletim de ocorrência registrado junto à Polícia Civil, há suspeita de sabotagem: foi constatado que os cabos de fixação “foram intencionalmente cortados”, também na madrugada do dia 9.
O segundo incidente foi registrado na Zona Rural de Itapuã do Norte, RO: Uma torre foi derrubada na madrugada de domingo, dia 8. Por meio de nota, a Aneel disse que ainda no domingo, a queda da torre causou desligamento de unidades geradoras das usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio. Cerca de 300 famílias ficaram por horas sem energia elétrica.
A Eletronorte, reguladora de energia, informou que encaminhou informações aos órgãos competentes para investigação.