Em sessão extraordinária no plenário virtual realizada hoje, 11, a maioria do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu por referendar decisão do ministro Alexandre de Moraes e manter o afastamento por 90 dias do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. Até o momento o placar é de 7 a 0 a favor da decisão.
A mesma determinação de Moraes, emitida na última segunda, 9, incluía a prisão do ex-secretário de Segurança Anderson Torres. A votação do STF também é favorável à prisão.
Já votaram a favor da decisão os ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin, Carmen Lúcia, Dias Toffoli, Luiz Fux e Luís Roberto Barroso. Quatro ministros ainda faltam votar. A sessão deve ser concluída até as 23h59 de hoje.
Leia mais:
Moraes determina prisão do ex-comandante da PM e de Anderson Torres
Governo entra em alerta após ameaça de nova manifestação para hoje, 11
Moraes afastou Rocha em virtude dos atos de terrorismo e vandalismo cometidos em Brasília no último domingo, e em seu despacho considerou o governador “omisso” e “conivente” com a destruição.
Torres teve sua prisão ordenada ontem, 10. Ele se encontrava nos Estados Unidos quando os tumultos em Brasília ocorreram, e já anunciou que se apresentará ao Brasil.