A queda de um dos sistemas de controle aéreo nos Estados Unidos causou o cancelamento de todos os voos saindo dos aeroportos do país na manhã de hoje, dia 11. Pelo menos até as 9h de hoje (hora de Brasília) todos os voos domésticos e internacionais que decolariam nos EUA hoje receberam determinação para não sair do solo.
A decisão foi da FAA (sigla em inglês para a Administração Federal de Aviação do país).
A FAA também informou que o sistema que sofreu pane foi o Notam, que alerta pilotos e outros funcionários de voo sobre algum perigo ou alterações relevantes em aeroportos. Apenas voos militares e de resgate médico receberam autorização para decolar.
Leia mais:
Amazonas ganha novo voo direto para os Estados Unidos
Tempestade deixa milhares sem energia elétrica na Califórnia
O presidente dos EUA Joe Biden se pronunciou sobre o ocorrido e disse estar acompanhando a situação e que, até o momento, não há evidência de que a falha no sistema tenha sido causada por ataque cibernético ou invasão.
A Casa Branca também informou que voos com previsão de chegada ao país poderão pousar em segurança. No entanto, os atrasos já provocam reação em cadeia, com aeroportos europeus relatando atrasos de voos saindo para os EUA.
De acordo com a FAA, o sistema Notam não tem previsão para voltar a operar normalmente.