A Abin (Agência Brasileira de Inteligência) emitiu alertas sobre o risco iminente de ataques a prédios públicos em Brasília neste domingo, dia 8. Os alertas foram distribuídos a pelo menos 48 órgãos do Governo Federal em 16 ministérios diferentes integrantes do Sisbin (Sistema Brasileiro de Inteligência).
A Folha de S. Paulo teve acesso a um desses alertas, datado de 7 de janeiro, véspera dos ataques. O documento diz:
“Conforme a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), houve aumento do número de fretamentos de ônibus com destino a Brasília para este final de semana. Há um total de 105 ônibus, com cerca de 3.900 passageiros.
Mantêm-se convocações para ações violentas e tentativas de ocupação de prédios públicos, principalmente na Esplanada dos Ministérios”.
Leia mais:
Pelo menos 400 pessoas são detidas em Brasília
Moraes determina afastamento de governador do DF por 90 dias
A conivência da Polícia Militar do Distrito Federal no vandalismo de domingo está sendo apurada pelas investigações, mas ficou clara inclusive por vídeos postados pelos próprios manifestantes bolsonaristas. No começo desta segunda, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinou o afastamento do governador do DF, Ibaneis Rocha, por 90 dias, alegando omissão no combate às manifestações terroristas.