O Governador do Amazonas, Wilson Lima, está em Brasília onde participou da posse do governador do Pará, Helder Barbalho, como novo presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL). Ainda na capital nacional, Lima se reuniu também com dois ministros do presidente Lula.
Durante a posse de Barbalho, Wilson Lima esteve acompanhado de outros governadores da região e dos ministros da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes e das Cidades, Jader Filho.
Na ocasião, o governador do Amazonas destacou a importância das discussões do Consórcio da Amazônia com relação a questões ambientais e enfatizou a relevância disto para melhorar a vida da população.
“Esse é um espaço em que a gente discute a questão do desenvolvimento regional, naturalmente, entendendo às questões ambientais, que é uma prioridade na Amazônia como um todo, mas sobretudo do desenvolvimento que promova condições básicas de sobrevivência para nossa população, e disso não podemos abrir mão”, destacou.
Veja também:
Wilson muda cinco pastas e reconduz outros gestores para o segundo governo
Governador reeleito do estado do Pará, Helder Barbalho assume a presidência do CAL após ser eleito em dezembro do último ano. Ele ficará no cargo durante o ano de 2023 e falou que buscará fortalecer a bioeconomia da região amazônica com o objetivo de gerar empregos e, ao mesmo tempo, proteger o meio ambiente.
Barbalho também manifestou o desejo de que a COP 30, cúpula mundial que trata sobre questões climáticas, seja realizada na Amazônia.
Reafirmo o desejo de que a COP 30, em 2025, tenha como sede o Pará, representando a Amazônia e sendo local de discussão da agenda climática e de soluções baseadas na natureza que envolvam a população da nossa região e a sua dignidade social.
Reunião com ministros
Ainda nesta quarta-feira (4), Wilson Lima esteve reunido com o novo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e a nova ministra do Turismo, Daniela Carneiro. O encontro foi registrado pelo governador do Amazonas em suas redes sociais, onde afirmou estar buscando melhorias para o estado.
Precisamos atuar em parceria para melhorar a conectividade, especialmente no interior do estado, e para fortalecer o turismo como matriz econômica, gerando emprego e renda para nosso povo.