Na manhã desta quarta, 4, a ex-jogadora de vôlei e medalhista olímpica pelo Brasil Ana Moser tomou posse em Brasília como Ministra dos Esportes do novo governo Lula.
No seu discurso ao tomar posse, ela afirmou:
“O presidente Lula me convidou para ser ministra do Esporte, o que muito me honra. Mas, muito mais que honra, esta é uma missão que recebo em nome de uma causa: garantir o direito de todos ao esporte. Este foi o pedido do presidente”.
Ana Moser ressaltou em seu pronunciamento a importância do esporte como instrumento de transformação social por todo o país. Ela disse:
“Como no Brasil existe o esporte de alto rendimento muito maior do que esporte acessível à população, isso é retrato da extrema desigualdade presente na sociedade. E é isto que precisa ser tratado como prioridade. Precisa ser dada a amplitude que esta questão merece”.
Leia mais:
Ministro da Cidades anuncia retorno do Minha Casa, Minha Vida
Ministro do Desenvolvimento Agrário toma posse e fala do desafio da fome
Nos últimos Ana, que é ativista social, participou de de ações sociais voltadas ao esporte e à educação.
O Ministério do Esporte tinha sido extinto no governo Jair Bolsonaro e transformado numa secretaria dentro do Ministério da Cidadania. Durante sua campanha eleitoral, o presidente Lula tinha prometido recriar a pasta. Ana, de 54 anos, é a primeira mulher a comandar o ministério em sua história. Em seu discurso, ela ainda afirmou:
“Acho que a missão aqui é mais difícil que Brasil e Cuba”.