Ontem, dia 2, no primeiro dia útil do seu novo mandato, o presidente Lula recebeu vários chefes de estado e de governo e representantes de delegações estrangeiras que vieram ao Brasil para a sua posse. Um deles foi o presidente da Argentina, Alberto Fernández, que confirmou a ida de Lula a Buenos Aires nos próximos dias 23 e 24 e janeiro.
Será o primeiro compromisso internacional de Lula em seu novo mandato. O presidente brasileiro deverá ter uma série de compromissos, incluindo uma reunião da Comunidade de Estados Latinoamericanos e Caribenhos (Celac), que está sob presidência temporária argentina.
Leia mais:
Primeiro dia de trabalho de Lula rendeu 52 decretos e quatro MPS
Lula visita velório de Pelé em Santos e participa de oração
Fernández postou no Twitter, após reunião com o mandatário brasileiro:
El pueblo le ha dado la reivindicación que merecía, su presencia y liderazgo le aseguran a Brasil la vuelta a los foros internacionales.
Estamos en la misma senda, buscamos el mismo destino para nuestros pueblos y la integración de América Latina.
— Alberto Fernández (@alferdez) January 2, 2023
“Estamos na mesma trilha, buscamos o mesmo destino para nossos povos e a integração da América Latina. No dia 23 de janeiro nos encontraremos na Argentina para avançar com ações concretas e institucionalizar esta relação, e no dia 24 nos reuniremos com a Celac”, diz o post.
Lula, por sua vez, postou que cumprimentou Fernández pela vitória do país na Copa do Mundo do Catar e felicitou os países pela retomada do diálogo:
Recebi meu amigo @alferdez, que me cumprimentou pela posse e eu pude parabenizá-lo pela vitória da Argentina na Copa do Mundo. Retomamos o diálogo e a amizade com nosso maior vizinho, um dos principais parceiros do Brasil no mundo 🇧🇷🇦🇷
📸: @ricardostuckert pic.twitter.com/3HtKKiDihD
— Lula (@LulaOficial) January 2, 2023