Na manhã de hoje, 3, ocorreu a cerimônia de posse do novo ministro do Trabalho. Luiz Marinho, novo titular da pasta no governo Lula, recebeu o cargo das mãos do antecessor, José Carlos Oliveira, que assumiu o posto na administração Bolsonaro em 2022.
A conduta de Oliveira foi elogiada pelo novo ministro. Marinho afirmou, ao iniciar seu discurso:
“Infelizmente nem todos os ministros do atual governo que se encerra tiveram a hombridade que você teve”.
Leia mais:
Ministro das Relações Exteriores afirma compromisso de restaurar diplomacia brasileira
Novo ministro das Comunicações anuncia investimentos nos Correios
Oliveira, servidor público de carreira do INSS desde 1985, também fez um rápido discurso e parabenizou Marinho.
Já no seu pronunciamento, Marinho disse que a pasta vai priorizar a inovação. Ele comentou sobre a relação do novo governo com novas tecnologias de trabalho e sobre o desafio da criação de novos empregos:
“As novas tecnologias ocupam hoje todos os espaços do ambiente produtivo e estão presentes em inúmeras atividades e postos de trabalho.
Compreendo que o caminho para mudanças trabalhistas é a melhoria do ambiente econômico. Através de investimento e inovação em produção industrial, agropecuária, comércio e serviços e atividades de terceiro setor é que vamos gerar as condições para novos e bons empregos e novas formas de proteção social, trabalhista e previdenciária. Por isso o ministério deve ser agente formulador e mobilizador de políticas públicas”.