O deputado federal José Ricardo (PT) foi entrevistado por telefone na tarde de hoje, 2, no programa Meio Dia com Jefferson Coronel. Ele fez uma avaliação da posse do presidente Lula ocorrida ontem, e do que o Amazonas pode esperar no novo governo.
Sobre a cerimônia de posse, o deputado afirmou:
“Esse governo representa uma nova esperança para a população, de trabalho, de enfrentamento da fome. Um governo que olhe mais para as necessidades da população.
Havia expectativa de conflito com bolsonaristas, que iam tentar impedir a posse… E não aconteceu nada. Não houve nenhuma manifestação comparável diante da presença de tanta gente em Brasília”.
Leia mais:
Lula revoga normas de acesso a armas do governo Bolsonaro
“Democracia para sempre”, diz Lula ao tomar posse como presidente
Sobre o que o Amazonas pode esperar do novo governo, Ricardo disse:
“Temos também muita esperança de um governo que volte a olhar para o Amazonas, pois nesse período Bolsonaro nós não ganhamos nada. Pelo contrário: ameaças de cortes para a universidade, não construiu casas, não investiu no interior do estado… Então, estamos otimistas. Até porque o Lula ainda nem tinha tomado posse e já fez as articulações políticas para aprovar a PEC da Transição. Já no primeiro ano será possível fazer muito para beneficiar o país e o Amazonas”.
Sobre a possível conclusão da rodovia BR-319 no governo Lula, Ricardo afirmou:
“O governo Lula tem mais ministérios, recriou vários. Separando, é possível haver planejamento para investimentos e assim viabilizar grandes projetos, como é o caso da rodovia. Temos realmente que insistir que o governo possa concluí-la, reformá-la, pô-la para funcionar. O Ministério do Meio Ambiente será forte, não só pelo nome da Marina Silva como ministra, mas pelo compromisso do Lula de combater atividades que destruam a Amazônia. E acredito que o assunto BR-319 será algo muito importante para o estado, e temos que pressionar para incluí-lo no planejamento”.
O deputado também negou que tenha sido convidado para assumir a presidência da Suframa, embora tenha participado do grupo de trabalho da equipe de transição de governo que levantou informações atuais sobre a autarquia. Ele se colocou à disposição caso seja convidado a assumir, mas também disse que vai esperar indicações partidárias para se definir.
A entrevista completa com o deputado federal José Ricardo pode ser assistida aqui.